quinta-feira, 6 de junho de 2013

Violão e Guitarra como Ferramentas no ensino de Física





Quase todo o mundo gosta de uma boa música, certo?



E entre os instrumentos mais populares estão o violão e sua irmã barulhenta, a guitarra! E que tal se desse para utilizar violão e guitarra no ensino de física? Será que é possível?



Não só é, como os professores de LCN Carlos Molina e Adriana Tufaile e o aluno Eduardo Santos explicam como no artigo Violão e Guitarra como Ferramentas no Ensino de Física, que saiu na Revista Brasileira de Ensino de Física.



Alguns trechos do artigo:



"A temática deste trabalho é a utilização do violão ou guitarra como ferramentas para o ensino de física. Concretamente, propomos uma atividade onde o som do violão é gravado com um microfone ligado ao computador. Depois de tanger uma corda do violão, as vibrações da corda são transferidas para a caixa acústica que amplifica o som."



"A ideia básica da análise espectral é expressar o resultado geral como a soma de elementos de uma série, cada um destes, uma solução simples. Para cada uma destas soluções, teremos uma frequência associada. O conjunto de frequências possíveis é denotado de espectro. No trabalho desenvolvido aqui, o espectro é mais importante do que as soluções propriamente ditas. Isso porque no nosso tratamento experimental teremos acesso ao som produzido pelos instrumentos de interesse."



"Ressaltamos o caráter didático dos resultados aqui desenvolvidos com a apresentação de roteiros de atividades para demonstrações em sala ou laboratório. A demonstração proposta é simples, podendo ser realizada diretamente em sala de aula."



Gosta de física? Ficou curioso? Confira o artigo clicando na foto abaixo
errata: "Tufaile", não "Tuffaile"

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