quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nas plantas, a água é absorvida pelas folhas. Oi?

 
Fonte: Ana Paula Campos, Revista FAPESP
 
Pois é, aposto que você já sabe que as plantas absorvem água pelas raíses, certo? Certo! E só pelas raízes, certo? Bem, nem sempre...

Como quase tudo em biologia, isso também tem exceções!

Quem já foi para Campos de Jordão (alô, pessoas que fizeram Seminários de Campo I!), deve ter visto neblina em algum momento.

Se olhou para a floresta na encosta da Serra da Mantiqueira, viu que as árvores chegam a ficar cobertas pela neblina. Aliás, se não fosses as árvores, a neblina iria embora Serra adentro.

Um estudo realizado na UNICAMP mostrou que nessa região, quando o ar está seco e o solo está úmido, plantas liberam pelas folhas a água captada nas raízes (ou seja, elas transpiram, como esperamos que as plantas façam).

Mas, quando o ar está úmido e o solo está seco, ocorre o inverso: a transpiração cessa e as folhas se tornam permeáveis, deixando a umidade entrar por elas.

E como elas fazem isso? Bem, as folhas possuem uma camada de cera que as torna impermeáveis. Quer dizer que a água normalmente não entra pelas folhas. Mas, em plantas da floresta de encosta da Serra da Mantiqueira, os cristais da cutícula se rearranjam e deixam a folha permeável.

E não é só na Serra da Mantiqueira: Pesquisadores da Universidade da Califórnia observaram que o fenômeno ocorre em nada menos que 70 espécies de plantas! Pelo menos por enquanto...

Para ler a repostagem da Revista FAPESP que fala mais sobre a pesquisa, clique na foto abaixo

Fonte: Ana Paula Campos, Revista FAPESP
 

O artigo original dos pesquisadores da UNICAMP é esse aqui:

Eller, Lima & Oliveira, 2013. Foliar uptake of fog water and transport belowground alleviatesdrought effects in the cloud forest tree species, Drimys brasiliensis (Winteraceae). New Phytologist(2013) 199: 151–162. doi: 10.1111/nph.12248

Nenhum comentário:

Postar um comentário