Experimentoteca

A Experimentoteca da Estação Ciência agora está na EACH!


Público-alvo:

Objetivo: O objetivo do projeto EXPERIMENTOTECA é disponibilizar para professores do ensino básico kits didáticos da área de ciências para utilização em sala de aula. Até dois kits podem ser levados pelo professor cadastrado que pode utilizá-los por até duas semanas. Materiais consumíveis são substituídos pela Experimentoteca após a devolução e antes de o kit ser disponibilizado para novo empréstimo. Os materiais permanentes devem ser devolvidos em perfeito estado, cabendo ao professor orientar seus alunos para o uso adequado desses materiais. Cada kit contém, além do material experimental, um guia orientação para o professor.

Descrição: Os temas dos kits:
A EXPERIMENTOTECA conta com kits de Ciências e Matemática, voltados ao ensino fundamental e kits de física, química, biologia e matemática destinados ao Ensino médio. Cada kit aborda um tema específico.
Pelos links abaixo os professores têm acesso a todos os roteiros, manuais de instruções de utilização além da relação de material que compõem cada kit.
- Ensino Fundamental
- Roteiros de Física do Ensino Médio
- Roteiros de Química do Ensino Médio
- Roteiros de Biologia do Ensino Médio
- Roteiros de Matemática do Ensino Médio
Oficinas e Apresentações em Eventos:
Além dos empréstimos para professores os kits eventualmente são utilizados em oficinas ou outros eventos de formação continuada oferecidos no Laboratório de Desenvolvimento de Recursos Didáticos além de servirem como apoio às disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Ciência das Natureza.

Como Agendar:
A instituição de ensino deve ser cadastrada. Para isso é preciso requisitar o modelo de ofício a ser preenchido e entregá-lo na EXPERIMENTOTECA. Ao trazer esse ofício e a cópia do holerite o professor assina um termo de empréstimo que funcionará como histórico e o termo de compromisso da utilização do(s) kits pelo professor. Cada professor (até dois por escola) poderá levar até 2 kits, por 15 dias. O agendamento dos kits tem validade de 2 dias e após este prazo será automaticamente cancelado.
Em caso de quebra ou falta de itens do kit, a reposição é de responsabilidade do professor. O professor que atrasar na devolução, sofrerá punições levando menos kits.
O agendamento pode feito pelo telefone 3091-8192 de segunda à quinta das 09:00 às 17:00 ou pelo e-mail experimentoteca.each@gmail.com. ou diretamente no Laboratório de Desenvolvimento de Recursos Didáticos em Ciência da Natureza da EACH-USP, Edifício A2 – térreo, sala T- 08. Após o cadastro os empréstimos devem ser agendados pelo telefone com pelo menos 2 dias de antecedência.

Histórico do projeto
A EXPERIMENTOTECA, desenvolvida pela equipe do Prof. Dietrich Schiel no CDCC, é um Laboratório de Ciências que pretende racionalizar o uso de material experimental, da mesma maneira que uma biblioteca pública facilita o acesso de um grande número de publicações a um público extenso, em um sistema de empréstimo sem custos para o usuário. Ela é fruto de uma discussão dos professores que participaram do 1° Simpósio de Integração Universidades – Escolas de Ensino Fundamental e Médio, que aconteceu em 1979 , em São Carlos. Sua concepção baseou-se nas necessidades que esses professores sentiam de atividades experimentais na sala de aula.
A EXPERIMENTOTECA é composta por 102 conjuntos temáticos nas áreas de Matemática, Biologia, Física e Química. Cada conjunto é formado por 10 exemplares do mesmo experimento, de modo que possa ser usado por 10 grupos de alunos simultaneamente em sala de aula, sem a necessidade de laboratórios ou de qualquer infraestrutura especial. Os temas abordados cobrem grande parte do conteúdo de Ciências dos Ensinos Fundamental e Médio.
Em São Paulo, a Experimentoteca atendia professores, até 2012 na Estação Ciência – USP. Em 2013 parte desse acervo foi transferido para a EACH-USP ficando sob responsabilidade do Laboratórios de Desenvolvimento de Recursos Didáticos em Ciências da Natureza.

Equipe responsável
Coordenação
Prof. Dr. Luís Paulo Piassi; Prof Dr. Emerson I. Santos
Equipe técnica
Prof. Esp. Ricardo Augusto V. Lacerda
Estagiárias
Érica Prado, Ellen Prado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário